Revista Eletrônica Ciência e Engenharia Edufor
Área: Revista

As coisas mais maravilhosas que podemos experimentar são as misteriosas.
Elas são a origem de toda verdadeira arte e ciência.
Aquele para quem essa sensação é um estranho, aquele que não
mais consegue parar para admirar e extasiar-se em veneração,
é como se estivesse morto: seus olhos estão fechados.
(Albert Einstein)


É com muita honra e satisfação que estamos lançando o primeiro número da Revista Eletrônica “Ciência  & Engenharia Edufor” do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Educacional Fortaleza – EDUFOR, um novo veículo para divulgar a produção docente e discente na área das ciências aplicadas e engenharia.

Surgiu da necessidade de estabelecer o curso e a área de engenharia em nível de graduação da IES sob uma perspectiva de realização e cumprimento da missão institucional da instituição, mais precisamente no que diz respeito a indiciossabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, dando voz, portanto, aos atores que constituem a formação em Engenharia Civil: alunos, professores e a própria comunidade.

Trata-se de uma revista virtual, semestral, dinâmica, de caráter dialógico, aberta ao debate da questão das ciências exatas e sociais e da engenharia em suas várias nuances, apresentada em diferentes facetas, ora na discussão teórica, ora em formas de crítica e enfrentamento, procurando sempre contribuir para o avanço do conhecimento na área e para a organização de estratégias no campo das ciências exatas, sociais e da engenharia.

Assim, a Faculdade Educacional Fortaleza – EDUFOR apresenta uma pequena contribuição para alunos, professores, colaboradores e a comunidade em geral. Cumprindo também, a expectativa de ser uma IES inovadora em todos os sentidos, pois, antes mesmo de iniciar o seu trabalho, já demonstra que não irá se estabelecer no mercado educacional simplesmente para formar novos profissionais, mas para levar a sociedade a pensar, disseminar o conhecimento e dar voz aos pesquisadores e homens sociais e históricos capazes de intervir em suas próprias realidades. A todos, uma boa leitura.

Prof. Dr. Malverique Neckel
Diretor Geral Edufor