
Fala pessoal, tudo bem com vocês? Antonio Carlos Filho aqui.
O mundo fitness não é só puxar ferro e planilha. Afinal, nós trabalhamos com pessoas.
Ao longo dos anos, as Instituições de Ensino tem focado freneticamente nas habilidades técnicas, as chamadas hard skills. O que seria isso? São o “saber fazer”, aprender a avaliar, a prescrever exercícios, a planejar uma aula, a conduzir uma aula, o prático.
Entretanto, essas habilidades são consideradas básicas, ou seja, todo o profissional DEVE ter essas habilidades, elas não são diferenciais, você precisa ter para poder trabalhar e se posicionar no mercado. Você contrataria um Personal Trainer que não sabe prescrever exercícios, ou um Professor de Educação Física Escolar que não sabe planejar uma aula? Não, nem você, nem ninguém.
E o quê o egresso da Educação Física precisa ter no século XXI? Existe uma máxima no mercado que diz: “As empresas contratam pelas hard skills, e demitem pelas soft skills”. E o que são essas soft skills? São habilidades não-técnicas, são habilidades de:
Comunicação: a capacidade de se comunicar efetivamente com seus pares de forma rápida e produtiva;
Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro e exercitar compaixão pela situação do outro, seja um companheiro de trabalho, seja um cliente;
Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe, estimar pelo sucesso de todos e respeitando a liderança;
Pró-atividade: capacidade de agir de forma independente para o melhor resultado possível, sem exigência ou ordem direta de algum líder ou superior;
Liderança: capacidade de liderar um grupo de pessoas para desenvolver as melhores habilidade de cada um e alcançar o melhor resultado possível;
Inovação: capacidade de observar o ambiente em volta e criar, modificar produtos ou soluções para melhores resultados ou processos.
Soft skills não são habilidades técnicas, e sim de pessoas e inovação. São habilidade que você desenvolve na prática e que são incrivelmente solicitadas no mercado, afinal, não adianta uma empresa contratar o Melhor Personal da cidade para ser gerente e ele não conseguir se comunicar e liderar os seus colaboradores.
Quer aprender as hard e as soft skills mais desejadas no momento? Vem pra Dupla Graduação em Educação Física da Edufor!
Olá, deixe seu comentário para A importância das soft skills para a Educação Física