
A aluna do 6º do curso de Serviço Social, Thaila Castro, realizou projeto de intervenção na Casa de Passagem. A Casa de Passagem é uma instituição inserida dentro da Política de Assistência Social de São Luís – MA, voltada ao abrigamento de crianças que tiveram os vínculos familiares temporariamente ou permanentemente rompidos, e que encontram-se à disposição da justiça para definir se serão reinseridas em suas famílias ou estarão aptas aos processos de guarda e adoção.
Durante o cumprimento do estágio curricular obrigatório na instituição, a aluna identificou a necessidade de repassar às crianças abrigadas os direitos que lhes são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de forma lúdica e participativa. As condições que determinam o abrigamento envolvem inúmeras leis que necessitam ser compreendidas por estas crianças a fim de que as mesmas entendam sua posição e quaisquer medidas posteriores que venham a ser tomadas no âmbito da justiça.
Com base nisso, a aluna elaborou uma apresentação de fantoches para que as informações pudessem ser repassadas às crianças em linguagem acessível e compatível com suas idades. A fim de atrair a participação dos mesmos, realizou-se brincadeiras e posteriormente houve a entrega de lanches e guloseimas.
O projeto foi realizado sob orientação da supervisora docente Enaire de Maria Sousa da Silva, professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Edufor, e Raquel dos Santos Araújo, assistente social da instituição.
Abaixo, imagens da realização do projeto.
Por: Enaire de Maria Sousa da Silva
Especialista em Políticas Públicas
Mestranda em Desenvolvimento Socioeconômico
Professora do curso de Serviço Social - EDUFOR
Olá, deixe seu comentário para ALUNA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL REALIZA PROJETO DE INTERVENÇÃO NA CASA DE PASSAGEM