SERVIÇO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

SERVIÇO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E  DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

O curso de Serviço Social da Faculdade Edufor São Luís possui disciplinas específicas para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, fato que tem proporcionado a elaboração de artigos científicos inovadores com temáticas pertinentes e atuais. Destaca-se a importância do incentivo a esta atividade que conta com entidades importantíssimas para o seu respaldo, como a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social)/CRESS (Conselho Regional de Serviço Social), o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre outros.

Dessa forma, nos dias 17 e 18 de junho, o Curso de Serviço Social da Faculdade Edufor realizou a defesa dos artigos das disciplinas de Práticas Interdisciplinares III e IV, com participação dos alunos/as do 3º, 4º e 5º período noturno. Aqueles/as impossibilitados/as de participar, tiveram a oportunidade de fazer a defesa de forma remota.

A disciplina de Práticas Interdisciplinares III, aborda o estudo e definição do tema: Quilombolas e Indígenas: As expectativas da atualidade no que tange aos problemas e às ameaças às comunidades do Maranhão. O trabalho envolveu atividades de pesquisa das bases teóricas, discussão e sistematização de reflexões relacionadas ao tema, resultando em uma proposta de pesquisa empírica acerca das ameaças, dificuldades, problemáticas e políticas públicas voltadas aos povos Quilombolas e Indígenas do Estado do Maranhão.

A disciplina de Práticas Interdisciplinares IV, aborda o estudo e definição do tema: Trabalho e Sociabilidade no Estado do Maranhão. Esse trabalho resultou em uma proposta de pesquisa empírica acerca das condições e políticas públicas do Estado do Maranhão para erradicação do trabalho escravo e exploração do trabalho infantil. Nesse sentido, foram abordados os seguintes conteúdos: Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Direitos Humanos etc.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Edufor, Profa Christiane Lima : “A pesquisa em Serviço Social está intrínseca ao processo histórico da profissão em seu processo de formulação, prática e construção social e ideológica. A pesquisa em Serviço Social é imprescindível ao futuro exercício profissional desses/as alunos/as.”

A banca examinadora contou com a participação das professoras do Curso de Serviço Social: Enaire Sousa, Izamara Sousa e Lilia da Luz.

Todo o processo de elaboração e defesa dos trabalhos, possibilitou aos/as alunos/as o conhecimento e identificação com as múltiplas expressões da questão social pautadas nas diversas realidades pesquisadas, possibilitando o conhecimento da realidade social para intervenção.

Profa Christiane Lima, Mestra em Educação e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade EDUFOR.

Olá, deixe seu comentário para SERVIÇO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO