
Projeto tem o objetivo de garantir à população o acesso seguro ao uso das plantas medicinais
Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, foi apresentado, na Faculdade Edufor São Luís, o "Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão: Estratégia em Saúde de Agregamento da Cultura Popular ao Científico".
Na ocasião, a Farmacêutica, Fitoterapeuta e Coordenadora Estadual do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão, Dra. Kallyne Bezerra, fez a apresentação do programa à Diretora Acadêmica da Edufor, professora Carol Castanheiras, mostrando um pouco do que será agregado ao curso de Farmácia, como as práticas integrativas e complementares da fitoterapia, a partir da criação de canteiros com algumas espécies de plantas para a horto didática (resgate, conscientização e preservação do meio ambiente, para o cultivo de plantas medicinais e nativas), realizada pelos próprios alunos da Edufor. E, a partir daí, contribuir com a comunidade com os preparatos fitoterápicos (remédios caseiros).
O projeto tem o objetivo de garantir à população o acesso seguro ao uso das plantas medicinais, além claro, da realização das práticas de extensão dos alunos do curso de Farmácia, promovendo o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva.
Ainda esteve presente no encontro de oficialização da parceria o Superintendente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, Dr. William Vieira, e o Coordenador do Curso de Farmácia, professor Vinícius Magalhães.
Em agradecimento pela parceria, o Dr. William Vieira falou: “Nós estamos muito felizes e quero novamente agradecer a todos os colaboradores desta instituição, à Kallyne Bezerra, que é uma profissional de excelência que faz um trabalho de excelência, não só a nível estadual, mas a nível nacional, então vocês podem contar com a gente”.
Sobre o programa
A farmácia Viva, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria Nº 886 de 20 de abril de 2010, é um projeto que envolve desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos e surgiu pela necessidade de ampliação da oferta de fitoterápicos e de plantas medicinais que atenda à demanda e às necessidades locais, respeitando a legislação pertinente às necessidades do SUS.
A Farmácia Viva /APS do tipo I desenvolve as atividades de cultivo, a partir da instalação de hortas de plantas medicinais em unidades de âmbito comunitárias e/ou unidades do SUS, tornando acessível à população assistida a planta medicinal in natura e a orientação sobre a correta preparação e uso dos remédios caseiros.
No eixo da fitoterapia é comprovado que a utilização de plantas medicinais na APS possui alta efetividade terapêutica, uma vez que valoriza a praticas populares, apresentando um custo baixo e alta segurança, além de boa aceitação por parte da população e fortalecendo a relação dos profissionais de saúde com os usuários do SUS.
Olá, deixe seu comentário para Edufor faz parceria com o Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão