Camila Vieira Marques¹,Francisco Cipriano Bezerra Júnior¹,Gustavo Nicácio Almeida¹,Raiana Pinheiro Costa¹,Yasmin Alika Rodrigues Dovera¹,Priscilla Andrade Silva²,Maria Oneide Monteiro de Oliveira Dominici³
Keywords: INTRODUÇÃO: Com a crescente chegada da psicologia no Brasil e em todo seu território nacional, torna-se evidente a preocupação da Psicologia sobre a realidade da qualidade de vida de muitos brasileiros. Associado a este cenário os psicólogos passam a trat
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO: Com a crescente chegada da psicologia no Brasil e em todo seu território nacional, torna-se evidente a preocupação da Psicologia sobre a realidade da qualidade de vida de muitos brasileiros. Associado a este cenário os psicólogos passam a tratar de demandas sociais, buscando assim enfatizar a importância da saúde mental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as iniciativas das políticas públicas em saúde mental na educação no Maranhão. MATERIAIS E MÉTODOS: Para a realização deste artigo foram realizadas pesquisas em períodos e acervos locais públicos sobre a temática para contextualizar o cenário das políticas na área da saúde mental no Maranhão. Para tanto realizou uma revisão bibliográfica a partir das seguintes fontes documentais: artigos (nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS, Scientific Eletronic Library Online - ScieLO e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS), monografia, dissertações entre outros documentos que abordam sobre a Psicologia Escolar e Saúde Mental no Maranhão. RESULTADOS: Apesar das iniciativas públicas existentes, a cobertura de profissionais de psicologia nas escolas ainda é insuficiente, e a integração entre os serviços de saúde mental e as instituições educacionais precisa ser aprimorada. CONCLUSÃO: A ampliação das equipes multidisciplinares nas escolas, a maior articulação com os serviços de saúde e a criação de políticas regionais que respondam às especificidades locais são passos importantes para melhorar a saúde mental no ambiente escolar do Maranhão.
¹Acadêmico do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São Luís-MA.
²Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.
³Docente da Faculdade Edufor, São Luís-MA.