LetÃcia Araújo Silva¹, Ingrydd Vinólia Viana Gonçalves¹, Luciana Marque Rabelo¹, Maria Beatriz Gusmão Capeleiro¹, Bruna Grazziele Lima Rabelo Ferreira¹, Dannilo Jorge Escorcio Halabe²
Keywords: Orientação Profissional. Estresse. Ansiedade.
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO: O artigo investiga os desafios enfrentados pelos estudantes durante a preparação para o ENEM, focando nas estratégias para aliviar o estresse e a ansiedade. A orientação profissional e o apoio psicológico são destacados como fundamentais para ajudar os jovens a lidar com as pressões sociais e expectativas pessoais relacionadas ao futuro profissional. MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa qualitativa foi realizada através de uma análise bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico, utilizando descritores como "Orientação Profissional e Enem" e "Ansiedade em estudantes que se preparam para o enem". Foram selecionados artigos publicados entre 2016 e 2022, que examinam os desafios enfrentados pelos estudantes e as estratégias para reduzir o estresse e a ansiedade. RESULTADOS: Os dados revelam que o estresse e a ansiedade são predominantes entre os estudantes do ensino médio durante a preparação para o ENEM. A orientação profissional e o suporte psicológico mostraram-se eficazes na mitigação desses impactos. Intervenções voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e o manejo da ansiedade, aumentaram o bem-estar emocional dos estudantes. CONCLUSÃO: O estudo conclui que a orientação profissional é essencial para ajudar os estudantes a construÃrem confiança e clareza nas escolhas profissionais. A colaboração interdisciplinar e o suporte psicológico são fundamentais para o sucesso dessas intervenções, promovendo práticas escolares mais holÃsticas e centradas no aluno.
¹Discente do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São LuÃs-MA.
²Docente da Faculdade Edufor, São LuÃs-MA