- Repositrio Edufor -

O trabalho home-office e híbrido como potencializadores da gestão de pessoas em uma instituição de ensino superior de São Luís-MA

Diogo Ramon Paiva Gomes¹, Erik Kawan Oliveira Sousa², João Gabriel Costa Silva³, Luiz Gustavo Araújo Clímaco dos Santos⁴, Marcos Willian Peres Lima⁵, Rayllan Franklin de Brito Santos⁶, Raquel Costa da Silva⁷

Keywords: Trabalho. IES. Flexibilidade. COVID-19.

ABSTRACT:

Introdução: O trabalho de forma remota já existe a muito tempo, mas com a chegada e a crise da pandemia da COVID-19, todo o mundo se viu na obrigação de ficar em isolamento social, o home-office se tornou uma das saídas que as Instituições de Ensino Superior adotaram para não parar suas atividades. Com o fim do isolamento e as atividades retornando as IES adotaram a maneira híbrida de trabalho, onde os trabalhadores têm uma maior flexibilidade, e os estudantes uma maior autonomia com a chegada da Educação a Distância (EAD). Objetivo: Essa pesquisa busca analisar a situação dos profissionais e alunos, e demostrar se o trabalho híbrido pode auxiliar nos modelos de negócio e como esse formato de trabalho pode acrescentar valor às organizações. Material e Métodos: As contribuições deste estudo partiram de pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo no âmbito quantitativo e qualitativo, numa IES localizada na cidade de São Luis-MA. Resultados: A partir dos dados bibliográficos e da pesquisa de campo, pôde-se notar que a implementação desses modelos de trabalho e estudo, trouxeram mudanças positivas no meio acadêmico, mas também precisam de mudanças para auxiliar num maior aproveitamento delas. Conclusão: A respeito ao trabalho home-office, observou-se uma adaptação positiva por parte dos profissionais da IES, trazendo à tona um aumento na flexibilidade e na autonomia, contribuindo para a melhoria do equilíbrio entre vida e trabalho.

¹Graduando do Curso de Ciências Contábeis (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

²Graduando do Curso de Ciências Contábeis (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

³Graduando do Curso de Ciências Contábeis (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

⁴Graduando do Curso de Administração (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

⁵Graduando do Curso de Administração (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

⁶Graduando do Curso de Ciências Contábeis (Faculdade EDUFOR), São Luís-MA.

⁷Mestra em Meio Ambiente (Universidade CEUMA), Docente da Faculdade Edufor, São
Luís-MA.

http://doi.org/10.70353/edufor.v2n1.017

Faculdade Edufor 2025 - Todos os direitos reservados.