Luana Pereira Saraiva¹, Sarah Vanessa Moraes de Almeida¹,Dannilo Jorge Escorcio Halabe²
Keywords: TDAH. Diagnóstico Tardio. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) segundo o DSM-5-TR é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Este estudo busca o entendimento de como tratar de um transtorno diagnosticado na infância e seus principais impactos quando o diagnóstico só ocorre com o indivíduo adulto. MATERIAIS E MÉTODOS: Como metodologia, fez-se uma pesquisa qualitativa com revisão da literatura de artigos do Periódicos Capes sobre a temática, com a utilização dos descritivos: “TDAH em adultos”, “Impactos do TDAH em adultos”, “consequências do TDAH em adultos”. A base de dados se limitou aos anos de 2013 até 2024, tendo em vista a mudança do manual diagnóstico (DSM-5-TR). De forma didática, foi desenvolvido em tópicos onde abordar-se-á inicialmente sobre o diagnóstico do TDAH, as relações deste transtorno com outras patologias e os tratamentos farmacológicos utilizados nos diagnósticos tardios. Posteriormente, levanta-se os resultados onde identifica-se os impactos do diagnóstico tardio de TDAH. RESULTADOS: Com o estudo evidenciamos: a complexidade do diagnóstico de TDAH em adultos, destacando a variabilidade de confiabilidade entre os métodos diagnósticos, o que torna o processo mais criterioso; que as manifestações de déficit de atenção se tornam particularmente evidentes no ambiente de trabalho, gerando insucesso ocupacional e insatisfação laboral; a continuidade dos sintomas na vida adulta, acarretam impactos negativos em diversas áreas — como desenvolvimento psicossocial, profissional e emocional. CONCLUSÃO: Resumindo, o diagnóstico do TDAH em adultos, mesmo entre aqueles que recebem acompanhamento médico, é preocupante. Evidencia a necessidade de pesquisas adicionais que explorem os critérios diagnósticos de forma mais abrangente e sistemática.
¹Acadêmico do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São Luís-MA.
²Docente da Faculdade Edufor, São Luís-MA