- Reposit¨®rio Edufor -

O DESAFIO PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR: análise comparativa sobre a inserção do psicólogo no ambiente escolar

Lays Lohanne Carvalho Rabelo¹, Isabella Cardoso Gomes¹, Fernanda Moraes Fernandes¹, Mayara Vilesse Braga Ferreira¹, Thanaya Cristina Lima Gonçalves¹, Ana Paula Rezzo²

Keywords: Psicologia escolar. Atuação. Análise.

ABSTRACT:

INTRODUÇÃO: A inserção do psicólogo escolar é amplamente debatida, destacando-se as diferenças entre as esferas privadas e públicas, foco deste estudo comparativo. MATERIAIS E MÉTODOS: O objetivo foi analisar e comparar essas duas áreas de atuação por meio de um estudo qualitativo, com dados coletados via questionário semiestruturado. Participaram duas psicólogas escolares atuantes em uma escola privada e em um Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para a realização desta pesquisa, realizou-se leituras nas produções acadêmicas de diversos autores. RESULTADOS: Os resultados indicaram que, embora ainda haja um déficit nas instituições federais, elas estão à frente na empregabilidade e valorização profissional. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o psicólogo escolar perpassar por contextos de afirmação do seu espaço e trabalho em ambas as esferas, com melhor preparo nas instituições federais.

¹Acadêmico do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São Luís-MA.
²Mestra (UFMA), Docente da Faculdade Edufor, São Luís-MA.

Faculdade Edufor 2025 - Todos os direitos reservados.