José Orlando da Silva Queiroz¹, Natanel Barros Gonçalves¹, Paulo Alexandre de Andrade Correa¹, Camila Kalena Penha Araújo¹, Priscilla Andrade Silva², Camila Gonçalves Ribeiro³
Keywords: TEA. Interprofissional. Desenvolvimento.
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um estado neurológico, configurado por dificuldades na interação, comunicação e comportamentos. A elevação no número e as singularidades dos casos de pessoas com TEA demanda do engajamento de uma equipe multiprofissional especialistas na área. Essa pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da atuação multiprofissional para o diagnóstico e terapêutica de crianças com TEA, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo-comportamental e social. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PePsic (Periódicos de Psicologia. Foram analisados 20 artigos completos. uma nuvem de palavras foi realizada usando a plataforma Word Art (https://wordart.com/create) para destacar a importância de palavras utilizadas entre as palavras-chave das publicações. RESULTADOS: As diferentes pesquisas abordaram sobre interação social e intervenções terapêuticas de crianças autistas, logo as barreiras no convÃvio social destas pessoas, pode ser o ponto central nas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor. O diagnóstico ajustado e um sucessivo plano terapêutico, enfatizando no progresso cognitivo e motor são proeminentemente importantes. CONCLUSÃO: Diante da crescente demanda de diagnósticos com TEA, a conscientização e a abordagem de equipe multiprofissional na oferta de serviços efetivos na promoção de cuidados em saúde e educação eficazes para crianças autistas.
¹Graduando em Psicologia, Faculdade Edufor, São LuÃs-MA.
²Doutora em Agronomia, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Belém-PA.
³Mestre em Psicologia (UFMA), Faculdade Edufor, São LuÃs-MA.