Ingrid Cristine de Sousa Everton¹, Dâmares Cristina Sousa Carvalho Fonseca², Luis Felipe Lima Lobato³, Lucas Henrique dos Santos Sousa⁴, Alessandra Teixeira de Macedo⁵, Roberval Nascimento Moraes Neto⁶, Carlos Drielson da Silva Pereira⁷
Keywords: Zika. Chikungunya. Dengue. Arboviroses.
ABSTRACT:
Introdução: As arboviroses são doenças virais que possuem como vetores os artrópodes, como por exemplo, os insetos. Dentre esse grupo, as arboviroses mais comuns em centros urbanos são a Dengue, Chikungunya, Zika. Nesse sentido, a facilidade de disseminação desses insetos, principalmente do Aedes aegypti, responsável pela transmissão de três dentre as doenças citadas, é responsável pelo alto índice de contaminação, bem como as dificuldades para a diferenciação entre as enfermidades. Objetivo: analisar os impactos da dificuldade de diferenciação de diagnóstico e tratamento dessas viroses, assim como avaliar possíveis avanços para facilitar essa identificação. Material e Método: Foi realizada uma revisão de literatura, que consistiu na busca de artigos científicos em banco de dados como Scielo e Google Scholar, utilizando artigos datados de 2016 a 2024. Resultados: O histórico epidemiológico das arboviroses no Brasil destaca condições favoráveis para a disseminação de vetores, com Dengue, Zika e Chikungunya sendo as mais prevalentes. A Dengue apresenta alta gravidade em infecções secundárias, com diagnóstico aprimorado por RT-PCR e avanços na pesquisa de vacinas tetravalentes. Conclusão: A partir dessa análise, abordou-se as consequências do diagnóstico tardio, qual a principal forma diagnóstica já utilizada e quais os avanços encontrados para essa determinação.
¹Biomédica (UNDB), São Luís-MA. ²Mestre em Biologia Microbiana (CEUMA), Professora da Faculdade Edufor, São Luís-MA. ³Mestre em Biologia Parasitária (CEUMA), Professor da UNDB, São Luís-MA. ⁴Especialista em Imununologia (Faculdade Metropolitana), Biomedico LACEN-MA, São Luís-MA. ⁵Mestre em Biologia Microbiana (CEUMA), Professora da UNDB, São Luís-MA ⁶Mestre em Ciencias da Saúde (UFMA), Professor da Faculdade Edufor, São Luís-MA. ⁷Mestre em Biologia Microbiana (CEUMA), Coordenador de Biomedicina (Edufor) São Luís-MA.