Karoline Rodrigues Mota¹, Raissa Araujo Silva², Talita Carine Feitosa Medeiros³
Keywords: Fisioterapia Aquática. Osteoartrose. Joelho. Idosos.
ABSTRACT:
Introdução: A osteoartrose de joelho é uma patologia de caráter infamatório e principalmente degenerativo, onde ocorre a destruição da cartilagem articular. Objetivo: Analisar a atuação da fisioterapia aquática, e identificar quais as técnicas da fisioterapia aquática mais utilizadas no tratamento da osteoartrose de joelho em idosos. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa dos últimos 5 anos utilizando as bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e Periódicos CAPES, publicados entre 2019 e 2024. Foram utilizados os descritores: Fisioterapia Aquática, Osteoartrose, Joelho, Idosos, sendo encontrados 614 artigos, após os critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 10 artigos. Resultados: Encontrou-se concordância entre os artigos e seus resultados, retratando a fisioterapia aquática como tratamento seguro e eficaz da osteoartrose de joelho em idosos, de acordo com os resultados a fisioterapia proporcionou benefÃcios sobre o equilÃbrio estático dinâmico, forca e flexibilidade muscular e melhora na
qualidade de vida dos idosos. Conclusão: A fisioterapia aquática é uma intervenção segura e amplamente eficaz para o tratamento da osteoartrose de joelho em idosos, considerando que ela tem fortes evidencias cientificas de eficácia sobre seu tratamento e desfecho funcionais importantes para a mobilidade e qualidade de vida dos idosos.
Karoline Rodrigues Mota¹: Acadêmica do Curso de Fisioterapia (Faculdade EDUFOR), São LuÃs – MA.
Raissa Araujo Silva²: Acadêmico do Curso de Psicologia (Faculdade EDUFOR), São LuÃs – MA.
Talita Carine Feitosa Medeiros³: Mestra em Ciências da Reabilitação (Centro Universitário Augusto Motta), Docente da Faculdade Edufor, São LuÃs – MA.