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Análise da intervenção fisioterapêutica no controle de tronco e equilíbrio de pacientes pós AVC isquêmico

Keline Caroline Fialho Freire¹, Vitória Hellen da Silva Rocha², Alessandra Gomes Mesquita³

Keywords: Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Fisioterapia. Equilíbrio.

ABSTRACT:

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) é uma das principais causas de incapacidade física e comprometimento funcional em todo o mundo, e o controle de tronco e equilíbrio são aspectos essenciais da reabilitação de pacientes após esse evento. Objetivo: compreender os efeitos da fisioterapia na melhora do controle de tronco e equilíbrio de pacientes com diagnóstico de AVC isquêmico. Material e Métodos: realizou-se uma revisão de literatura, de natureza qualitativa e exploratória, a busca dos artigos considerou as bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, o intervalo temporal foi de 2019 a 2024, com critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Resultados: a busca resultou em 112 artigos, sendo que 102 foram desconsiderados com base aos critérios de exclusão, restando 10 artigos que contemplavam aos objetivos preestabelecidos na pesquisa. Os artigos analisados apresentaram as principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas após AVCI, incluindo exercícios de fortalecimento, treino de equilíbrio, exercícios aeróbios, exercícios de tronco com bola suíça, Jogo Sério, prática mentais e outras formas de tratamento. Assim, foram examinados os resultados dessas intervenções, incluindo ganhos funcionais, melhoria da qualidade de vida por meio do controle de tronco e equilíbrio e redução do risco de quedas. Conclusão: a fisioterapia desempenha um papel crucial na reabilitação desses pacientes, promovendo melhorias significativas no controle de tronco e equilíbrio, além de contribuir para a redução das limitações funcionais e o aumento da qualidade de vida.

¹Acadêmica do Curso de Fisioterapia (Faculdade EDUFOR), São Luís – MA.
²Acadêmica do Curso de Fisioterapia (Faculdade EDUFOR), São Luís – MA.
³Mestra em Meio Ambiente (Universidade CEUMA), Docente da Faculdade Edufor, São Luís – MA.

http://doi.org/10.70353/edufor.v2n1.004

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