Jozileia dos Santos e Santos¹, Dannilo Jorge Escorcio Halabe²
Keywords: Psicologia Escolar. UFMA. Universidade.
ABSTRACT:
INTRODUÇÃO: A psicologia escolar é um campo do saber psicológico que tradicionalmente possui relações com a educação básica. Entretanto nos últimos anos, com o avanço do número de Instituições de Ensino Superior (IES), observou-se a necessidade de pesquisas e intervenções em psicologia escolar também neste nÃvel de instrução. Além disso, a mudança na matriz do curso de psicologia, principalmente na UFMA, demonstrou a ampliação deste campo. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, com base Google Acadêmico, Biblioteca Virtual da UFMA, PEPSIC. RESULTADOS: A inserção do profissional psicólogo na docência das universidades maranhenses de um modo geral foi integrada de maneira lenta e gradual, atendendo inicialmente as necessidades de pessoas com deficiências e trabalhadores da rede pública, após algumas décadas a institucionalização da psicologia nos espaços escolares foi se expandindo. CONCLUSÃO: O papel do profissional psicólogo nas diferentes áreas sociais e sua formação profissional é de fundamental importância para solução de diversos problemas sociais de aspectos psicológicos, bem como fomentar o acesso do profissional psicólogo nas universidades e escolas é essencial para que os discentes se sintam atendidos.
¹Discente do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São LuÃs-MA.
²Docente da Faculdade Edufor, São LuÃs-MA