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A INFLUÊNCIA DOS PAIS E PROFESSORES NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: A importância da orientação profissional no ensino médio

Aglayany Dayny Ribeiro Rocha¹,Herlania Rodrigues Fernandes¹,Camila Gonçalves Ribeiro², Líllian Raquel Braga Simões³

Keywords: Orientação Profissional. Escola. Professores.

ABSTRACT:

INTRODUÇÃO: O presente artigo aborda a importância da Orientação Profissional (OP) na vida dos jovens, destacando sua relevância na adolescência, fase em que as dúvidas sobre o futuro se intensificam. A Orientação Vocacional é mencionada como o termo inicial para orientar a escolha profissional, ligada à sociedade industrial, no entanto, ao longo do tempo, essa prática evoluiu para Orientação Profissional, ampliando-se em diversos aspectos, não se limitando a um momento único e considerando o sujeito de maneira mais abrangente. MATERIAIS E MÉTODOS: Desta forma, este artigo tem como objetivo discutiar sobre a influêcia dos pais e professores na decisão da escolha profissional a partir de um levantamento teórico. Os principais autores que possibilitaram suporte e embasamento foram: Uvaldo e Silva (2010), Dias e Soares (2009), Masseto (2010) e Gentili (2005). RESULTADOS: Os resultados encontrados por meio da pesquisa apontam os fatores determinantes na escolha profissional dos jovens do Ensino Médio e mostram que sofrem várias influências no momento da escolha profissional . Observa-se que, ao concluir o ensino médio, os jovens enfrentam dificuldades na inserção no mercado de trabalho, influenciados por falta de experiência e habilidades comunicativas. A influência dos pais na tomada de decisões é discutida, destacando a importância dos valores e fatores motivacionais transmitidos culturalmente. O capital cultural é apontado como influente na escolha de carreira, associado ao estatuto sociocultural e econômico da família. O levantamento biblográficao revela desafios na Orientação Profissional na rede pública de ensino, evidenciando a falta de formação continuada para professores e a necessidade de um diálogo mais efetivo entre escola e família. CONCLUSÃO: Conclui-se que é urgente investir em políticas públicas educacionais que valorizem a formação dos professores em orientação em Orientação Profissional e promovam uma parceria mais sólida entre escola e família.

¹Acadêmico do Curso de Psicologia (Faculdade Edufor), São Luís-MA.
²Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Edufor, São Luís-MA.

³Docente da Faculdade Edufor, São Luís-MA

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