Edição Atual

1. Contribuição da teoria crítica: o Pará e a conscientização ambiental

Este trabalho traz reflexões acercas das praticas ambientais e a influencia da Teoria Critica da Administração na Educação Ambiental. Esta teoria proporciona reflexões acerca da dominação que grupos exercem sobre outros, e tem por finalidade, conscientizar as massas oprimidas e alienadas, através da educação emancipatória e da auto-reflexão. O consumo mundial sofre diversos tipos de influencias, dentre os quais se podem destacar: os avanços tecnológicos, as estruturas comerciais, os meios de comunicação, o crescimento populacional.

A busca incessante pelo lucro faz com que as empresas estimulem o consumo, e para atender esta demanda de consumidores ávidos por novidades, requer-se o aumento da capacidade do processo produtivo, refletindo no aumento da exploração ao meio ambiente.

As instituições no intuído de continuar lucrando, passam a divulgar que adotam praticas sustentáveis, que isto muitas vezes não passa de falácias, pois sabe-se que a conscientizações só pode ser obtida com educação libertadora, que se baseia no dialogo ao invés do dogma.

2. A colaboração da motivação para o desenvolvimento empresarial: um estudo de caso na Brasil Veículos

Por menor que seja a organização manter os funcionários motivados é sempre uma tarefa difícil visto que os motivos de estar ou não motivado decorre de cada pessoa, daí a utilização de estratégias que impulsionem a motivação. Saber como administrar, como agradar e ser mais que um colega de trabalho ser um amigo é a melhor arma para sobreviver na nova geração empresarial.

Fazer estudos no interior da organização não é mais suficiente, nessa nova era em que as pessoas acabam unindo a vida pessoal com a profissional às palestras e os discursos não são tão eficazes como antes, e sim custam caro e são cansativas. Ter uma equipe valorizada e gratificada aumenta significativamente à rentabilidade da empresa visto que se nota um maior interesse em receber possíveis reconhecimentos de seus esforços, isso é agir para motivar.

Desde que surgiu, a motivação é alvos de polemicas e constantes indagações por isso sua importância de ser estudada tanto sob perspectiva acadêmica quanto no mundo atual dos negócios.

3. Qualidade no atendimento: questão de qualificação

Este artigo objetiva analisar a importância da “Qualidade no atendimento: Questão de qualificação” uma pesquisa feita com os funcionários do comercio de Baixio – CE foi desenvolvido com a finalidade de reforçar o entendimento, de melhorar os serviços prestados à sociedade onde se encontra vinculados à qualidade do atendimento e à compreensão por parte do atendente dando relevância a sua atuação nas mais diversas atividades que a empresa lhe propõe.

O trabalho foi desenvolvido nos meses de Fevereiro, março, abril e maio compreendendo duas etapas: a primeira compreende a pesquisa e desenvolvimento do assunto a segunda um estudo de caso com 30 funcionários com o papel atendentes balconista do comercio de Baixio – CE, tendo por objetivo verificar se os mesmos encontram qualificados para desenvolver as suas atividades diárias no qual são atribuídos. A qualidade no atendimento é imprescindível, pois o bom atendimento é o melhor cartão de visita de uma empresa.

Assim sendo, a qualidade de bens e serviços é vital para a continuidade de uma empresa. Neste contexto o presente trabalho elencou o valor que um profissional bem qualificado atende de forma dinâmica e natural os clientes, existe vários programas que qualifica o profissional e é utilizado como um veiculo para formar vinculo empresa, funcionário e cliente.

4. Características da produção bibliográfica brasileira no campo da teoria das organizações: um estudo bibliográfico

Em diversos países do mundo, o campo da Teoria das Organizações tem sido dominado por uma perspectiva anglo-saxônica, com forte viés, em especial, dos Estados Unidos. Contudo, uma série de fatores tem contribuído para alterar esta realidade, inclusive no Brasil. Este estudo tem como objetivo investigar as tendências quanto ao perfil dos autores, das metodologias, dos temas e das referências da produção bibliográfica brasileira no campo da Teoria das Organizações. Busca, ainda, apresentar um enquadramento da produção analisada em relação às narrativas analíticas de Reed (1999).

A pesquisa realizada abrange dois importantes veículos de divulgação da produção cientifica nacional na área da Administração, a RAC e o ENANPAD, tendo por foco o período de 2005 a 2009. Trata-se, portanto, de um estudo bibliométrico, cuja amostra é composta de 28 artigos.

Constatou-se a predominância de autores masculinos, oriundos dos estados da região Sul e Sudeste. Verificou-se uma predominância de ensaios teóricos e que maioria dos artigos não trazia o polo metodológico estruturado de forma explícita. Verificou-se também uma predominância no tratamento das narrativas de forma individualizada nos trabalhos, sendo a Integração a narrativa mais utilizada e a Racionalidade e Conhecimento as menos utilizadas. Por fim, pôde-se concluir que na ENANPAD há uma predominância de referências nacionais ao contrário do que se constatou na RAC.

5. Fiscalização eletrônica: possível cruzamento da DCTF com as demais informações prestadas ao fisco federal

A quantidade de declarações e informações que o contribuinte deve prestar ao fisco além de tornar caro o custo de pagar tributo deixa o contribuinte vulnerável e suscetível a cometer algum erro de preenchimento às diversas declarações que estão submetidos. O motivo de tantas declarações é que a Receita Federal, por meio dessas informações, consegue cruzar os dados para verificar se os contribuintes estão pagando corretamente ou estão sonegando tributos federais. É a chamada Fiscalização Eletrônica, que está se apresentando como um instrumento cada vez mais eficiente no combate à sonegação fiscal. A Declaração de Contribuições e Tributos Federais – DCTF é a mais importante de todas as declarações prestadas ao fisco federal.

Nela são incluídos os débitos apurados pela pessoa jurídica, com seus respectivos créditos. Assim, todas as declarações que contenham a apuração de algum tributo fica logo sujeita a cruzamento diretos com a DCTF. Dessa forma, em decorrência da importância dessa obrigação acessória, nesse trabalho são analisadas as regras gerais de apresentação, o preenchimento item a item da DCTF, bem como as demais declarações da pessoa jurídica e os possíveis cruzamentos que podem ser realizados com essas demais obrigações e a DCTF e os cuidados que as empresas devem ter no preenchimento e na declaração dessas informações. Quanto a natureza a pesquisa é classificada como qualitativa e quanto aos meios como descritiva e exploratória.

O estudo utilizou a técnica de análise de conteúdo examinando os manuais de consulta e as fichas das declarações prestadas ao fisco federal no ano de 2010 para informação do ano calendário 2009 com aplicação de simulações dos possíveis cruzamentos das informações prestadas nas diversas declarações da Secretaria da Receita Federal.

6. A Universidade do Futuro

Assim, é necessário se pensar na Educação Superior para além dela, pois vencida a etapa do Ensino Superior, há uma vida inteira para se estabelecer e se preservar as condições sociais de funcionamento do mundo. Nesse contexto, quanto mais preparados nossos cidadãos estiverem, melhores condições terão de atender às demandas e expectativas da sociedade e do mercado de trabalho, formando um círculo virtuoso de contribuição significativa para a transformação positiva do mundo.
O cidadão que formávamos há alguns anos certamente será bem diferente daquele que sairá das universidades nas próximas décadas, pois o mundo exigia antes que apenas se replicasse o que se aprendeu dentro dos muros das universidades e, doravante, espera-se que não se replique tais conhecimentos mas criem-se novos, já que o mundo é um constante mudar e vir a ser, em uma velocidade nunca antes vista, onde surgem profissionais e profissões que até então não existiam mas que são fundamentais para construir pessoas e um mundo melhor.

7. Gestão e Compliance

Em nossa visão sobre gestão estratégica, faz-se necessário mais do que o conhecimento e entendimento objetivo sobre a missão e visão institucional, pois, apesar destas serem a base de tudo, os gestores devem ter clareza quanto ao momento em que vivemos e às expectativas presentes e futuras sobre a educação como um todo. Numa gestão estratégica de IES de fato, além dos desafios de mercado advindos dos concorrentes conhecidos em mercados tradicionais, tem-se os desafios que estão em ebulição, como o uso de novas tecnologias e mudança de formato na oferta das formações profissionais, ampliando-se o conceito de ensino-aprendizagem para além do que consta dentro dos muros da instituição, isto é, a partir do envolvimento das equipes que a constituem para a possibilidade de acompanhamento das novas tendências e necessidades da própria sociedade.
Por fim, os próximos capítulos serão o norte para se entender melhor a complexidade e determinar as possibilidades setoriais e das IES como um todo, partindo-se desde o capital humano até a consideração de processos como o empreendedorismo e o nivelamento como perspectivas a serem consideradas para a gestão estratégica desses negócios, a priori, singulares em suas ações e processos, mas similares em seus objetivos e resultados para com outras áreas de negócio.

8. Um Panorama Sobre o Ensino Superior no Brasil

Na mesma pesquisa, não foi registrado maior ou menor satisfação
profissional do egresso em função deste atuar ou não na sua área de formação
ou ainda, de informar ascensão profissional em cargos que já assumia. Quanto
à percepção da qualidade da rede pública, manifesta, [...] os participantes do
estudo percebem as IES públicas como de melhor qualidade em relação às
particulares; todavia essa percepção se dá quase exclusivamente em função da
imagem e marca das instituições públicas ABMES (2002).
Dessa forma, registra-se um momento de transição da história da
educação superior no Brasil em sua práxis, como no redimensionamento de
atitudes e leis governamentais que, de um lado busca satisfazer às demandas
internas e externas da sociedade e, de outro, pode comprometer o processo de
desenvolvimento desta ao privilegiar as demandas provenientes do mercado.

9. Instituições de Ensino Superior Privadas – Crescimento, Impacto Social e Políticas da Educação

10. Evasão no Ensino Superior - Uma Compreensão Inicial para a Gestão das IES

11. As Práticas Extensionistas - Aplicação no Ensino Superior Privado

12. As IES Brasileiras e os Perfis Discentes - Um Olhar a partir das Experiências de Gestão