APRESENTAÇÃO:
A psicopedagogia é a área que estuda a aprendizagem humana, o processo evolutivo do aprender com o objetivo de buscar alternativas para uma otimização da aprendizagem, de forma investigativa e interventiva. A aprendizagem ocorre desde o nascimento e a todo momento, quando algo impede a aprendizagem é necessário investigar a causa, porém, muitas vezes depara-se com o senso comum que diz que a pessoa não aprende porque não tem interesse ou porque é preguiçosa, no entanto, nem sempre essas afirmativas são verdadeiras.
Durante o processo de escolarização é frequente ouvirmos queixas de professores ou familiares acerca do insucesso escolar ou da não aprendizagem em determinadas áreas do currículo, inquietado pais e professores sobre o desenvolvimento do sujeito aprendente, encaminhando-o para auxílio profissional. Nesta perspectiva, o Psicopedagogo é um profissional qualificado para atuar nas demandas relacionadas à aprendizagem com enfoque numa relação dialética e preventiva com a intencionalidade de auxiliar na (re)construção do processo de aprendizagem considerando as dimensões cognitivas, emocional, psicolinguística, motora e neurológica do sujeito.
A intervenção psicopedagógica tem um caráter preventivo e sua atuação inclui orientar a família, auxiliar professores e demais profissionais em relação às questões pedagógicas, colaborando com a direção para que haja um bom entrosamento entre a comunidade escolar, principalmente para auxiliar discentes e docentes. A Psicopedagogia está caracterizada a partir de objeto de estudo centrado na aprendizagem, caracterizado pela atuação Institucional e clínica em relação aos possíveis entraves na aprendizagem, investigando quais são as dificuldades e potencialidades do sujeito aprendente.
OBJETIVO GERAL:
Promover a formação de especialistas em Psicopedagogia Institucional, Clínica e hospitalar à luz das bases e fundamentos epistemológicos da prática psicopedagógica na busca de compreender os processos individuais e coletivos de aprendizagem, com atenção ao sujeito do conhecimento.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Refletir sobre as possibilidades de ações preventivas psicopedagógicas dificuldades aprendizagens;
- Discutir as ações e atribuições profissionais da Psicopedagogia com enfoque interdisciplinar;
- Promover o desenvolvimento de atitudes éticas e críticas compatíveis com discussões científicas contemporâneas da Psicopedagogia
- Estimular a produção científica na área psicopedagógica;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Presença obrigatória em, no mínimo, 75% do conjunto das atividades regulares
desenvolvidas no Programa. Cada disciplina contará com aplicação de atividades de avaliação (individuais ou em grupo), a critério de cada docente. Ao final do curso, é obrigatória a entrega de um trabalho de conclusão.
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
A aprovação requer frequência de 75 % (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista, que será controlada pelos professores do curso a partir do registro de frequência diária.
Destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos ou a outros profissionais graduados em áreas afins, que se preocupam com questões relacionadas à aprendizagem humana, como de gestão de pessoas. (Portadores de Diploma de Curso Superior).
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Metodologia Científica | 22h/a |
Didática do Ensino Superior | 22h/a |
Fundamentos da Psicopedagogia | 22h/a |
Fundamentos Neurobiológicos do Desenvolvimento Humano | 22h/a |
Teorias da Aprendizagem | 22h/a |
Dificuldade e Transtornos de Aprendizagem | 22h/a |
Psicopedagogia e Psicanálise | 22h/a |
Psicopedagogia Institucional | 32h/a |
Psicomotricidade | 22h/a |
Linguagem: Processos e Contextos Educacionais | 22h/a |
Contribuições da Farmacologia à Psicopedagogia | 22h/a |
Psicopedagogia Clínica | 22h/a |
Psicopedagogia Clínica: Diagnóstico e Intervenção | 22h/a |
Prática Supervisionada de Atendimento Psicopedagógico | 30h/a |
Estrutura da Saúde Pública no Brasil | 22h/a |
Legislação Referente à Orientação Pedagógica em Classes Hospitalares | 22h/a |
Tratamento de Crianças e Adolescentes no Ambiente Hospitalar | 22h/a |
Práticas Pedagógicas em Hospitais | 22h/a |
Hospitais e Clínicas Como Locais Terapêuticos e Educacionais | 22h/a |
Tipo de curso: Pós-Graduação
Modalidade: Presencial
Unidade: São Luis
Duração do curso: 20 meses
Carga Horária Total: 496h
Dias e Horários: Em breve!